Bossa
Cart 0

SERIES: HANDS OF RESTORATION

A série apresenta os artesãos responsáveis pela restauração de um móveis modernos, peças em sua maioria, produzidos no Brasil entre 1947 e 1969. Periodo de efervecencia social, cultural e economica no Brasil, portanto, objetos que representam uma mudança cultural que pode ser vista nas artes plasticas, na musica e no design.

Além documentar esses diversos processos que compoe o restauro, o objetivo dessa série de vídeos e fotos é também abordar - de maneira subjetiva - nuances e reflexões acerca do que se pretende em uma restauração como essa. Aqui portanto, o móvel não está restrito a sua função, mas é visto como parte de imaginario estetico e afetivo que constroi-se diariamente no viver domestico e que constitui memorias.

O restauro é um processo minuncioso e tecnico, mas que tange afeto, historia e memoria dos objetos. Nossa visão sobre o restauro conta também sobre como vemos o móvel vintage do seculo XX ; reunindo conforto, usabilidade, mas também estar imbuido de historias; sobre encontros de famílias, avanços tecnologicos, vanguardas esteticas ou até, que tragam historias sobre criações de cidades inteiras como Brasilia por Niemeyer ou Chandigarh por Le Courbusier

 

Chapter I -

Ataíde, the Straw Craftsman

O trançar com a palha foi herdado por gerações, e é, certamente, uma das práticas manuais mais belas. O artigo se debruça sobre os aspectos históricos dessa relação entre o artesão e o artesanato, a dedicação e o valor do trabalho manual.

 COMING SOON:

Bossa_Amaury%2BJuan9.jpg

Chapter II -

Paulo, the upholsterer

WhatsApp+Image+2019-07-03+at+00.07.25.jpg

Chapter III -
Amauri, the restoration master